quinta-feira, 11 de março de 2010

Sedentarismo

Muitos talvez achem estranho eu falar sobre o tema. Quem me conhece, ou achará que é brincadeira ou... provavelmente achará que não serei capaz de discorrer seriamente sobre o assunto. E a vocês posso perguntar: quem melhor do que eu para falar sobre sedentarismo? Quem conhece melhor o que é isto? Não, não se trata de piada, mas de algo muito sério.

Comecemos pela própria evolução humana: qual foi o maior elemento motivador das inovações tecnológicas? Não há a mínima dúvida que a lei que regeu e rege primordialmente as invenções do homem foi a do mínimo esforço. Desde a roda, tudo foi feito para que se pudesse alcançar o objetivo gastando a menor quantidade de energia possível. O desejo de fazer mais coisas com cada vez menos esforço é a mola propulsora do progresso. Hoje pode-se trabalhar (e ser produtivo, como exige nosso capitalismo, mas isso é pauta para outra postagem...) sem sequer levantar as nádegas da cadeira em frente ao computador e até tornar-se rico com isto. Assim, a própria sociedade leva ao indivíduo ao desejo de mover-se menos, mesmo que ele não se aperceba disto.

E isto é algo insidioso, que vai corroendo o ser, e pode-se mesmo comparar ao vício de fumar, ou ao alcoolismo. Quanto menos se faz, menos quer-se fazer. Sim, somos seres racionais e não queremos o nosso próprio mal, mas mesmo assim fumamos, bebemos, nos drogamos e somos sedentários (CLARO que genericamente falando, não faço todas estas coisas...) Nem sempre o modo como se vive é aquele o que se sonhou. Talvez quase nunca, mas devemos, com todo o esforço, lutarmos para que isto não aconteça.

Vou iniciar a luta. Parar de fumar foi fácil comparado ao que tenho pela frente. Desejem-me sorte.

4 comentários:

  1. Roger!
    Em primeiro lugar estou feliz por você ter feito seu segundo post! E espero que siga tenha uma boa frequencia, afinal desde a primeira venho esperando pela segunda, terceira...
    Quanto ao sedentarismo voce tem toda razao. E para compensar o mundo moderno criou as academias, coisa estranha, juntar um monte de gente em salões para ficarem levantando ferro, ou correndo parado em esteiras ou bicicletas. Tem gente até que sobe e desce degrau, ou menlhor Step. Tudo isso seria naturalmente feito se a tecnologia nao tivesse criado a lei do mínimo esforço.
    Acabo de voltar da academia, que faço pensando em minha saúde, mas não gosto. Gosto sim de pedalar,correr e nadar, mas ao ar livre. Como o tempo não permite e o ar não é mais tão livre assim, optei pelo confinado.
    Não sei ao certo qual será sua estratégia para a fuga do tal sedentarismo, mas pode contar comigo. E já que pede: BOA SORTE!
    BJ ME LIGA!

    ResponderExcluir
  2. Amanhã sairei pela cidade pedalando...

    ResponderExcluir
  3. Roger,
    O Marcão fez mesmo o prometido!
    E você não vai postar mais...
    Estamos ansiosos!
    Abs,

    ResponderExcluir