sexta-feira, 26 de março de 2010

Caos

Desde sempre fui questionador. Antes de acreditar, duvidava muito e necessitava que alguém me convencesse de que algo é realmente certo. Hoje não sou assim. Como diz o meu blog, sei que nada é certo e as pessoas devem fazer muito mais esforço para provar-me as exceções a esta regra.
Exste um certo consenso de que há uma ordem natural das coisas. Há mesmo? Olhemos à nossa volta: onde existe ordem? A aparente organização é algo artificial e falso, pois exige um consumo de enegia muito grande e fatalmente acabará por se desfazer.
Como eu disse em outro post, a natureza não é perfeita. Não é simétrica, tal conceito é uma invenção da maravilhosa mente humana. Nós teimamos em achar que, neste átimo de tempo em que estamos sobre o planeta, podemos dar valor às coisas que existem, mas na natureza não há hierarquia.
Nosso construto, o da sociedade organizada (ao menos em teoria), exige um aparato descomunal, que cria um problema antes inexistente para que se possa vender soluções antes desnecessárias. E então o homem fica num beco sem saída, não sabemos mais viver de outra forma, sem a tal "organização".
Sim, sou anarquista...

5 comentários:

  1. O fato de ser possível repetir mais e de uma vez experimentos científicos que conduzam a entender a ordem das coisas na natureza para mim já demonstra alguma "ordem", alguma lei natural.

    O problema é que a ordem e a harmonia naturais não são, necessariamente, aquilo que o ser humano consegue entender ou deseja que seja.

    A natureza é o que é.

    E SIM o ser humano pseudo-artificializa as coisas e as relações segundo sua ótica canhestra e deturpada de como as coisas são ou deveriam ser.

    Mas mesmo isso, essa pseudo-artificilidade, é totalmente NATURAL. Pertence à natureza humana. E como o ser humano pertence ao Reino Animal e é parte da Natureza é preciso admitir que é NATURAL que assim veja e assim proceda.

    Conclusão: a ordem estabelecida pelos seres humanos e toda a energia gasta por ele para mantê-la não é contrário à natureza. Antes é inerente a ela.

    ResponderExcluir
  2. Claro, Marcos, que tudo o que o ser humano faz é natural, posto que não estamos em um sistema separado. Não existe nada artificial, já que qualquer coisa inventada pelo homem foi feita a partir de outras já existentes na natureza, mesmo que dentro de uma cadeia enorme de transformações.
    Meu post foi no sentido de que toda a ordem que a humanidade tanto cultua é uma coisa totalmente fugaz, em termos cósmicos. A existência humana é muito recente, ainda uma fração da dos dinossauros. E a pseudo-ordem que fizemos não durará.
    A ordem é exceção. O caos deveria ser mais respeitado, afinal tudo tende a ele.

    ResponderExcluir
  3. Em termos cósmicos tudo quanto o ser humano cultue ou pense é fugaz. Mas em matéria de caos nada melhor do que o trânsito paulistano...rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Nao sei o que comentar, vou refletir sobre o assunto. rsrsr

    ResponderExcluir
  5. Rô, agora irei visitar seu blog.

    Bjs

    Marta

    ResponderExcluir