quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Férias!

Oba! Que bom, estou de férias! Bom para não fazer coisa alguma...

Mas não contem para ninguém, ficar sem fazer nada é "pecado". As pessoas não gostam de quem tem tempo livre. Não gostam de TER tempo livre. Não sabem o que fazer. Sempre imaginam que têm de fazer algo, não concebem ficar simplesmente sentados, olhando o mar, eventualmente tomando uma caipirinha, deixando que o leve torpor os invada para pensar na vida, em coisas banais ou em absolutamente nada.

Sim, a vida é curta e deve ser aproveitada. Mas eu escolhi sorvê-la aos poucos, aproveitar cada segundo, prestar atenção a cada detalhe, observar tudo ao meu redor. Exatamente como eu faço minhas refeições. Devagar, mastigando muito, sentido cada sabor. É assim que eu faço minha vida ficar mais longa.

Quando chega o final do ano eu não penso em como passou rápido e sim como eu o aproveitei bem.

2 comentários:

  1. Dolce far niente...

    Me fez lembrar os antigos romanos ou gregos. Cidadão era aquele que tinha patrimônio que lhe permitisse não fazer coisa alguma, não trabalhar. Só assim poderia contemplar a vida e sobre ela refletir.

    Me faz lembrar, ainda, como o trabalho, a ocupação, entrou na vida de ADÃO: depois do pecado. Ele foi punido com o trabalho. E se trabalho é punição não pode, senão para os mazoquistas, ser algo saboroso.

    Boas férias.

    ResponderExcluir
  2. É, Marcos. Gostar de trabalhar é pecado...

    ResponderExcluir