quarta-feira, 16 de março de 2011

Coisas esotéricas


 é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar seu sentido supostamente oculto. O esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser "vulgarizados", sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos.

Segundo Blavatsky, criadora da moderna Teosofia, o termo "esotérico" refere-se ao que está "dentro", em oposição ao que está "fora" e que é designado como "exotérico". Designa o significado verdadeiro da doutrina, sua essência, em oposição ao exotérico que é a "vestimenta" da doutrina, sua "decoração". Também segundo Blavatsky, todas as religiões e filosofias concordam em sua essência, diferindo apenas na "vestimenta", pois todas foram inspiradas no que ela chamou de "Religião-Verdade".

Um sentido popular do termo é de afirmação ou conhecimento enigmático e impenetrável. Hoje em dia o termo é mais ligado ao misticismo, ou seja, à busca de supostas verdades e leis últimas que regem todo o universo, porém ligando ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural." (fonte - wikipedia)

Os religiosos medianamente puristas tendem a execrar o esoterismo (confesso que somente depois de uma consulta à senhora Wikipedia é que soube que "esotérico" é com S...) Eu já fui religioso. Católico. Até cheguei a fazer o encontrinho (encontro de jovens com Cristo, para quem não está familiarizado).

Depois de algum (na verdade, muito, pois a lavagem cerebral social é muito forte) tempo eu percebi que não existe nada entre o céu e a terra, em que pese a opinião Shakesperiana contrária.

Bem, nem Shakespeare é unanimidade, nem mesmo quanto a sua existência...

Mas este post é contra o esoterismo, as coisas escondidas, o misticismo, os significados secretos, a magia, o sobrenatural.

Não existe qualquer coisa que não seja natural. Não existe o "sobrenatural". Existem coisas que ainda não foram explicadas. E, mesmo que não sejam, não significa que haja "magia no ar". Não há. A não ser que leve em conta a própria imaginação humana, pois esta é realmente é impressionante. Pois é dela que nasceu deus.

As pessoas confiam demais em seus "guias": seus adivinhos, padres, tarólogos, astrólogos...

Se fosse possível (na verdade, não sei se é) eu faria uma enquete perguntando quantas pessoas acredtiam em astrologia... Mesmo sem nenhuma evidência científica, apenas o imenso desejo humano de influir no cosmos...


Há ainda o que desenvolver desta ideia, admito que me dispersei. Mas...

NÃO EXISTE O SOBRENATURAL. NÃO EXISTE DEUS. EXITIMOS NÓS.

A partir disto começa Filosofia.

Ao menos a minha

Um comentário:

  1. O velho tema...Mas o que é "deus". A figura que existe cravada no inconsciente daqueles que sofreram a influência do velho testamento? Ou a idéia de deus a que refere Espinosa? O primeiro é bem questionável. O segundo, bom, inegável.

    ResponderExcluir