quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Trabalho...

Interessante a apologia que o mundo capitalista faz do chamado "trabalho".



Porque os que mais fazem propaganda são os que menos trabalham, ou o utilizam para o mal. Grandes empresários e políticos adoram dizer que trabalham muito e pelo povo, quando na verdade o estão explorando e trabalhando pouco. E mal.

Mas o que quero dizer é que trabalho não é bom. Ou as pessoas não diriam que uma coisa deu trabalho quando foi difícil de fazer. Se trabalho fosse bom não precisaria de salário; uma coisa é rim quando em razão dela deve haver uma reparação, uma indenização.

E, mesmo sendo ateu, devo dizer que gostar do trabalho é pecado. Afinal, quando deus expulsou Adão e Eva do Éden, infligiu o pior castigo ao ser humano: "ganhar o pão com o suor de seu rosto". Deste modo, gostar de trabalhar é tripudiar sobre a punição divina.

Por outro lado, também devo mencionar uma frase constantemente dita por Ronnie Von em seu programa noturno Todo Seu: encontre uma atividade que você realmente você goste de fazer e não precisará trabalhar um dia em sua vida.

Desejo a todos, neste início de ano, uma vida repleta de ócio!

Um comentário:

  1. E os antigos gregos?

    Quem era cidadão, com direitos políticos e tal tinha como pressuposto não trabalhar porque o trabalho escraviza o homem. Daí o motivo de terem tantos serviçais para prover-lhes as necessidades.

    ResponderExcluir